Máquina Agrícola para pré-limpeza 05M
Características:
Este Pré-Limpeza é totalmente metálico, com rolamentos blindados, divido por nós em duas partes: Estrutura de Base e Coxo de Separação.

Estrutura da Base:
Esta, portanto é construída de ferro cantoneira de fácil nivelamento que deverá ser chumbado no lugar desejado.

Coxo de separação (parte Móvel)
Este contém 02 (dois) jogos de peneiras, separados um do outro. O primeiro é chapa perfurada medindo 900 x 5.000 mm, o segundo colocado sob o primeiro é construído de tela, nos diversos tipos de malhas, para qualquer tipo de sementes de forrageiras, exceto o Andropogon e jaraguá.
A terra sai no meio e na parte inferior do coxo oscilante, palitos e outras impurezas saem no final da peneira de chapa perfurada.
A semente (produto final) sai na frente, na parte inferior do coxo, dividido em 2 (duas) bicas de ensaque, esquerda e direita do coxo.

Acionamento:
É acionado apenas por 1 (um) motos elétrico de 3 CV - IV Pólos.

Dimensões:
Comprimento: 5.300 mm
Largura: 1.000 mm
Altura: 1.100 mm
Peso: 1.240 Quilos

Capacidade:
De 80 a 110 sacas por hora.

Características de funcionamento.
As sementes e impurezas são colocadas na moega manualmente ou via elevador (condutor), caindo diretamente no coxo de separação, que oscila onde as peneiras perfuradas vão separar as impurezas de tamanhos maiores (impurezas grossas) tais como: palitos, ramos, etc... . A semente com terra vazaria por esta peneira caindo na Segunda, da qual é excluída a terra, pois, nessa 2ª (Segunda) peneira (tela), passa a terra mas não passa a semente, por isso acompanha com a máquina 3 (três) jogos de peneiras, para cada tipo e tamanho de semente. Depois de excluída a terra e os palitos, feito assim uma pré-limpeza, o produto final vai para a bica de ensaque.

Substituição de peneiras
Para substituir as peneiras de telas (terra) é necessário a retirada em primeira mão da peneira de chapa perfurada superior, assim sendo:
Retirar os parafusos dos sarrafos laterais, soltando também dois parafusos da parte traseira do equipamento. Retira-se a peneira de chapa, e em seguida faz-se a substituição da peneira de tela (terra) para o tipo de semente desejado. Recoloca-se novamente a peneira de chapa.